Pyongyang propõe nova conversa com sul-coreanos e Seul aceita

Pyongyang propõe nova conversa com sul-coreanos e Seul aceita

"Nós fizemos várias propostas [à Coreia do Norte], que incluem a participação com uma equipa feminina mista de hóquei no gelo e o desfile conjunto no Estádio Olímpico", disse Roh Tae-Kang em declarações à agência de notícias sul-coreana Yonhap.

As duas Coreias, que oficialmente ainda estão em guerra, já desfilaram juntas nas cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos de 2000 em Sydney, em 2004 em Atenas, e em 2006 em Turim.

O governo de Seul propôs a realização na segunda-feira de nova reunião para discutir os detalhes da participação da Coreia do Norte em PyeongChang2018, a decorrer na denominada aldeia da trégua de Panmunjom, localizado na militarizada fronteira inter-coreana, e que já recebeu o encontro de terça-feira.

O ministério disse que o Norte também queria propor uma outra data para conversa de trabalho sobre sua participação nas Olimpíadas de inverno.

A Coreia do Sul aceitou, neste sábado, 13, voltar a se reunir, na segunda-feira, 15, com representantes da Coreia do Norte para falar sobre os planos de Pyongyang de enviar uma banda musical ao país vizinho durante os Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang no próximo mês. O diálogo entre as duas Coreias foi retomado esta semana, após mais de dois anos sem diálogo entre os dois países. Os jogos serão realizados na Coreia do Sul no próximo mês. Na reunião, ficaram acordados a manutenção de diálogos militares e o envio de uma delegação norte-coreana para a Olimpíada.