Seguro-desemprego é reajustado e parcela mais alta sobe para R$ 1.677

Seguro-desemprego é reajustado e parcela mais alta sobe para R$ 1.677

Só o impacto do preço da gasolina foi de 0,41 ponto percentual no ano passado.

Desde então, a área técnica de marketing e comercialização reajusta, na refinaria, os preços dos combustíveis, com o objetivo de acompanhar a taxa de câmbio e as cotações internacionais de petróleo e derivados.

As quedas nos índices oficiais de inflação, em 2017, jogarão para baixo o reajuste anual dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham acima de um salário mínimo. Nestas classes de despesa, vale mencionar: roupas (1,12% para -0,72%) e gasolina (2,97% para 2,00%), respectivamente.

A inflação menor no ano passado terá efeito nas contas do governo de 2018.

Este é o menor reajuste desde a implantação do Plano Real, em 1994.

Segundo o IBGE, 10 itens do IPCA de 2017 responderam por 87 por cento do indicador, sendo boa parte formada por preços administrados. Em 2017, a produção agrícola cresceu cerca de 30%. O grupo responde por aproximadamente 25% do orçamento das famílias brasileiras.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou aumento de 0,30%, a mesma do mês anterior.

O INPC ficou mais baixo que o IPCA, que monitora o sistema de metas de inflação do governo que fechou o ano em 2,95%, abaixo do piso da meta de 3%. Já o açúcar cristal, que tinha subido 25,3%, registrou deflação de 22,32%. O reajuste é feito todos os anos pela variação do índice nacional de preços ao consumidor. Essa diferença pode fazer o carioca ainda sentir no bolso o peso do produto na hora de fazer as compras.