Mulheres nas bancadas pela primeira vez — Arábia Saudita

Mulheres nas bancadas pela primeira vez — Arábia Saudita

Além do jogo desta sexta-feira, o The Guardian dá conta de que as mulheres poderão ainda assistir a mais dois jogos de futebol agendados para este fim de semana.

Apesar da aparente modernidade, as mulheres foram levadas por uma porta separada e sentaram-se numa bancada reservada às famílias. Um feito inédito na Arábia Saudita, um reino muçulmano ultraconservador que dá indícios de uma tímida abertura social. Recorde-se que, em setembro passado, as autoridades sauditas decidiram levantar a proibição às mulheres de conduzirem e, a partir do próximo mês de junho, vai ser possível ver mulheres ao volante. "Estou muito orgulhosa de ser testemunha desta mudança massiva", afirmou Lamya Khlaed Nasser, que assistiu ao jogo, à agência AFP.

"Este evento prova que estamos preparadas para um futuro próspero". Foi a primeira vez que mulheres puderam entrar num estádio de futebol para ver um jogo. Os clubes regozijaram-se no Twitter e muitos venderam as tradicionais abayas - túnicas utilizadas pelas sauditas - com as cores dos equipamentos.

Nas últimas semanas, e ainda no âmbito desportivo, a Arábia Saudita deu outros importantes avanços no que toca à igualdade de género, com a organização do primeiro torneio feminino de squash e o primeiro torneio feminino de basquetebol universitário, segundo relata a BBC. As reformas recentes são da iniciativa do príncipe Mohammed bin Salman, defensor de um regime mais moderado, ainda que contem com a oposição dos sectores mais conservadores da sociedade.