Jornal "Politico" coloca António Costa entre os 10 mais influentes da Europa

Jornal

"O ranking "Class de 28" da organização de jornalismo político coloca o governante português na posição de nona figura mundial "who are shaping, shaking and stirring Europe" [que está a moldar, agitar e a 'dar um abanão' na Europa"].

A lista de 28 personalidades do site Politico foi elaborada depois de uma série de debates entre uma ampla rede do continente europeu, sugestões dos eleitos das últimas edições e dos próprios leitores. O primeiro-ministro português surge em nono lugar.

A "habilidade política" do primeiro-ministro português é reconhecida interna e agora externamente. "Depois de conduzir o seu partido para uma vitória recorde nas eleições autárquicas em Outubro, o primeiro-ministro portugueses entra no novo ano com a esperança de fazer ainda melhor", diz a mesma publicação.

Ainda assim, o Politico afirma que os apoiantes de Costa esperam que a rápida recuperação económica de Portugal "restaure rapidamente a posição do primeiro-ministro", assegurando que o objetivo é garantir uma "maioria absoluta nas próximas eleições parlamentares, em 2019". "Ele teve a capacidade extraordinária de conseguir equilibrar as exigências da esquerda para reverter as medidas austeras da recessão com uma mudança cautelosa, que agradou aos investidores estrangeiros e aos parceiros de Portugal na zona euro", escreve a publicação.

Ainda que reconheça as críticas tecidas a António Costa devido às tragédias provocadas pelos incêndios deste ano, o jornal realça as qualidades do primeiro-ministro e analisa o seu próximo ano: "Costa vai ter de continuar o seu equilíbrio económico, enfrentando um novo líder da oposição, e desenvolver as suas capacidades políticas para gerir uma relação difícil com os dois partidos à esquerda que lhe dão a maioria governativa". No topo da lista consta o líder do Partido Liberal Democrático alemão, Christian Lindner, o ministro do Ambiente britânico, Michael Gove, e a ministra do Trabalho francesa, Muriel Pénicaud.