Incêndio na Califórnia obriga 27 mil pessoas a deixarem suas casas

Incêndio na Califórnia obriga 27 mil pessoas a deixarem suas casas

O incêndio Thomas motivou a evacuação de mais de 400 casas em Santa Paula, uma localidade no estado da Califórnia, nos EUA.

"Devido à intensidade do fogo, as equipes estão tendo problemas para alcançar os principais focos, e há vários relatórios de estruturas em chamas", alertou o xerife do condado de Ventura. "A mãe natureza vai decidir quando teremos a capacidade de contê-lo, porque está avançando rápido".

Segundo os bombeiros, o incêndio expandiu-se rapidamente durante a noite devido ao vento, que sopra a cerca de 70 Km/h, com rajadas de 90 Km/h, segundo o instituto meteorológico dos Estados Unidos.

A força das chamas gerou imagens apocalípticas, algumas parecidas a uma erupção vulcânica.

O incêndio teve início na noite de segunda e a estimativa dos bombeiros é de que em apenas 19 horas as chamas já tinham se espalhado por mais de 200 km².

A companhia provedora de eletricidade da região informou que 180.000 clientes em Ventura e 83.000 no condado de Santa Bárbara estavam sem luz.

Quase oito mil habitações foram evacuadas no sul da Califórnia devido a um incêndio que começou, segunda-feira, numa zona de floresta em Santa Paula, 100 quilómetros a noroeste de Los Angeles.

As autoridades locais advertiram sobre a presença de fumaça e uma limitada visibilidade, e sugeriram aos residentes das áreas afetadas que liguem o ar condicionado e mantenham janelas e portas fechadas.

Os incêndios florestais são comuns na Califórnia e em outubro 44 pessoas morreram em um deles.