Google retira YouTube de dispositivos da Amazon e acirra rivalidade

Google retira YouTube de dispositivos da Amazon e acirra rivalidade

Em uma nota distribuída à imprensa, o Google disse que a Amazon não vende "os produtos do Google, não torna o Amazon Prime Video compatível com o Chromecast e deixou de vender até os termostatos da Nest no último mês", disse a empresa.

O Engadget também conversou com uma fonte dentro do Google, que revelou que o principal ponto da disputa é a Amazon ter colocado no Echo Show uma versão limitada (e que viola os termos de serviço) do YouTube, em vez de trabalhar com o Google em um aplicativo oficial e completo. "Dada essa falta de reciprocidade, não estamos mais liberando o YouTube no Echo Show e na Fire TV". A Google começou a notificar os clientes do Amazon Fire TV de que não poderão acessar o YouTube no dispositivo a partir de 1º de janeiro de 2018. Isso porque, segundo o TechCrunch, se deve há um conflito existente entre as duas companhias pelo fato da aplicação não estar oferecendo as funcionalidades esperadas, com isso, a Google resolveu remover o aplicativo YouTube do Echo Show, que funciona deste o início do ano em conjunto com a Alexa. "Esperamos chegar a um acordo em breve para resolver essas questões", afirmou um porta-voz do YouTube sobre o imbróglio entre as empresas. Como teve o pedido negado, reagiu retirando o YouTube dos streamings da Amazon.

Esta é a primeira vez que a gigante de Mountain View responde duramente a falta de competitividade da Amazon, que deixou de comercializar produtos da Nest e, anteriormente, já havia decidido encerrar as vendas do Chromecast, Nexus Player e impedir a comercialização do Google Home.

O Google, através da Alphabet, tentou negociar um acordo para que a Amazon volte a vender seus dispositivos. Apesar de dominarem cada uma sua área própria, Amazon e Google competem em várias áreas, desde computação em nuvem até a venda de aparelhos controlados por voz, como a linha Echo, que rivaliza com o Google Home. Leve o melhor conteúdo tecnológico no seu bolso e compartilhe os conteúdos mais relevantes com seus amigos.