CNH será modificada para cartão com chip

CNH será modificada para cartão com chip

Depois de virar uma aplicativo no celular, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passará por mais uma evolução: irá abandonar o formato de papel para assumir o de cartão plástico. A CNH em cartão manterá o QR Code no verso, mas também registrará os dados do motorista no chip. A carteira digital tem o mesmo valor do documento impresso, ou seja, vale como documento de identificação em todo o território nacional.

De acordo com Alexandre Baldy, Ministro das Cidades, o novo formato trará ainda mais segurança e aumentará a durabilidade do documento.

A resolução que prevê a mudança será divulgada nesta semana pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e implementada até 1.º de janeiro de 2019, prazo final de adaptação dos Detrans estaduais ao novo modelo.

Os motoristas que forem renovar a carteira já terão o novo modelo do documento em mãos. O reajuste deve ser feito por cada Detran no momento da mudança. Segundo a pasta, a nova versão, em cartão de policarbonato, substituirá as CNHs em papel e a mudança tem como objetivo modernizar o documento. Neste caso, a troca será realizada no ato da renovação.

O novo modelo será no formato de cartão "inteligente" e será semelhante a um cartão de débito/crédito convencional, com chip e gravação a laser dos dados do motorista. O Ministério das Cidades diz que o recurso facilitará a fiscalização e permitirá o oferecimento de serviços - como pagamento de pedágio, de transporte público e identificação biométrica - por meio de convênios entre instituições e Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).