MEC divulga gabarito oficial do Enem; confira

MEC divulga gabarito oficial do Enem; confira

Provas com acessibilidade - Nesta edição, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) passa a fazer a divulgação dos cadernos de provas com acessibilidade (ampliada, superampliada, ledor e a videoprova em Libras).

As provas do Enem foram aplicadas em dois fins de semana. No total, são seis gabaritos para cada dia e seis Cadernos de Questões, de acordo com as cores da prova.

Os candidatos podem consultar o gabarito na internet por dois caminhos: na página do Inep, ou através do aplicativo Enem 2017, disponível para Android e iOS. Na segunda, foi a vez de responder questões de matemática e ciências da natureza.

O tema da redação desse ano foi permeado de polêmicas. O tema da redação foi "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil".

Entre as questões objetivas, filosofia foi classificada por candidatos e docentes como a prova de maior dificuldade do primeiro dia. A prova de matemática foi apontada pelos alunos como a mais difícil do segundo dia, já os professores apontaram um grau mais elevado de complexidade das questões de química e física. O estudante só tem como saber a nota final no Enem quando o resultado sair. No entanto, as notas serão divulgadas apenas no dia 19 de janeiro de 2018.

A correção das provas é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.