José Maria Marin acusa Marco Polo Del Nero

José Maria Marin acusa Marco Polo Del Nero

No primeiro pronunciamento direcionado aos jurados do "Caso Fifa" no Tribunal Federal do Brooklyn, a defesa de José Maria Marin comparou o ex-presidente da CBF a uma "criança que só completa o time, sem no entanto jogar de verdade". Era sempre Del Nero quem tomava as decisões.

Como parte de seu argumento, Stillman lembra que Marin estava sempre acompanhado de Del Nero e que era o segundo que ocupava cargo no Comitê Executivo da Fifa mesmo sob a gestão de seu cliente.

- Marin sempre estava com Del Nero. "Essa posição era ocupada por Del Nero", disse Spillman.

Além de afirmar que as decisões no futebol brasileiro eram tomadas por Del Nero, o advogado de Marin tratou de desqualificar o depoimento das pessoas que fizeram acordos de colaboração com as autoridades americanas. Marin estava fora, estava à margem. O mundo do futebol internacional não está sendo julgado hoje. Peço que vocês realmente tenham isso em mente: Marin era só um interino. Mas eles usaram o poder que tinham não para desenvolver o esporte, mas para receber dinheiro em contas secretas.

Um total de 42 ex-dirigentes do futebol, empresários e um banqueiro, assim como três empresas, são protagonistas da acusação de 236 páginas que detalha 92 crimes em 15 esquemas de corrupção separados, com mais de 200 milhões de dólares em subornos.

Além do cartola brasileiro, também serão julgados o peruano Manuel Burga, ex-presidente da Federação Peruana de Futebol, e o paraguaio Juan Ángel Napout, ex-presidente da Conmebol e da Associação Paraguaia de Futebol, todos envolvidos no escândalo que abalou a imagem da Fifa em 2015.

Em espera. Os três acusados estão em prisão domiciliar desde sua detenção e extradição aos Estados Unidos.

Marin aguarda uma definição de seu destino há mais de dois anos em seu apartamento na Trump Tower, o arranha-céus da Quinta Avenida e rua 57 que também abriga o triplex do presidente norte-americano Donald Trump e a sede de seu grupo imobiliário Trump Organization.