Federer derrota Zverev e garante vaga nas semifinais em Londres

Federer derrota Zverev e garante vaga nas semifinais em Londres

Também nesta terça-feira, o ATP Finals conheceu os dois primeiros tenistas classificados às semifinais da chave de duplas do torneio. Com o resultado, o croata mantem um histórico negativo no Finals: em suas três participações no torneio, ele acumula apenas uma vitória e sete derrotas. Nesta terça-feira, o vice-líder do ranking derrotou o alemão Alexander Zverev, por 7/6 (8/6), 5/7 e 6/1. Ambos entram em quadra com um ponto conquistado para ver quem encerra a segunda rodada com 100% de aproveitamento.

Só que Federer confirmou por que só perdeu 2 dos 13 set decisivos este ano; uma série de 12 pontos ganhos em 14 disputados permitiu a Federer obter o break no terceiro jogo e destacar-se para 3-1. Começou logo com duas quebras de saque, uma para cada lado. No game seguinte, o estadunidense pagou o preço por não aproveitar a chance e cedeu a quebra, após salvar dois break points, e viu o crota fechar a parcial em 52 minutos.

No terceiro set, mais solto na devolução, sock buscou mais a rede, conquistou a quebra no segundo game, abriu 3/0, mas tomou a devolução de quebra no quinto game após cometer erros e daí o jogo voltou ao equilíbrio do primeiro set e se encaminhou para o tiebreak.

O americano começou bem e quebrou o serviço de Marin Cilic no primeiro game de partida. Desta vez, ele confirmou a quebra e abriu 3 a 1.

Mas Zverev reagiu e aproveitou uma sequência de duas duplas faltas e um game muito ruim de Federer. Em uma das partidas do dia, o norte-americano Ryan Harrison e o neozelandês Michael Venus desbancaram o favoritismo do finlandês Henri Kontinen e do australiano John Peers, cabeças de chave número 2 da competição, com uma vitória por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (10/8). Federer venceu de virada por 8 a 6, chegando a fazer cinco pontos consecutivos.