Android Pay chega oficialmente ao Brasil; veja se seu cartão é compatível

Android Pay chega oficialmente ao Brasil; veja se seu cartão é compatível

O Brasil é o 17º país a receber o Android Pay, que já está disponível para download na Play Store.

O Google lançou nesta terça-feira (14) seu sistema de pagamento por aproximação, o Android Pay, no Brasil, o primeiro país da América Latina a receber a modalidade.

É possível cadastrar cartões de crédito e débito no serviço e também alguns cartões do tipo vale-presente.

Para funcionar, tanto o celular quanto a maquininha precisam ter NFC (Near Field Communication), tecnologia que permite comunicação sem fio e troca de informações entre dois aparelhos próximos.

Ao cadastrar o cartão, o aplicativo gera um número virtual criptografado e diferente do original do plástico.

Apesar de não precisar uma data, Coelho garante que a bandeira Mastercard e os cartões do Bradesco estarão disponíveis para os usuários do Android Pay em breve. Caso o usuário perca o celular, ele pode bloquear sua carteira remotamente. "É mais um passo de empoderamento e inclusão digital", diz Fabio Coelho, presidente do Google Brasil. Apesar da solução concorrente Samsung Pay, já lançada no Brasil, smartphones da sul-coreana também suportarão o sistema.

Lançado originalmente em 2015 nos Estados Unidos, o Android Pay compete com outros serviços semelhantes, como o Apple Pay, da Apple, o Samsung Pay, da Samsung, e a Square, startup fundada pelo cofundador e presidente-executivo do Twitter, Jack Dorsey.

Por enquanto, apenas quem possui cartões do Bando do Brasil, da Caixa Econômica Federal, da Porto Seguro, do Banco Neon e da Brasil Pré-pagos poderá utilizar o Android Pay. A vantagem está no fim da exigência de levar seus cartões de banco para todo lugar.

Para os bancos, o pagamento por aproximação é uma estratégia para tornar o relacionamento do cliente com as instituições e os cartões mais amigável, de olho em um mercado ainda com potencial de crescimento no país. Depois de instalado, basta adicionar os dados do cartão a ser utilizado nas compras.

"O Android Pay é mais uma iniciativa para incertivarmos os meios de pagamentos eletrônicos", diz Rogério Panca, diretor de meios de pagamento do Banco do Brasil. Segundo ele, 65 milhões de clientes terão acesso ao novo recurso do Google. Em lojas físicas, o cliente pode pagar compras de até R$ 49,99 apenas desbloqueando o aparelho, sem a necessidade de abrir o aplicativo.